- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

21/01/13

saudades ou .. à maneira de Cortázar,

.
, esse transgressor-mor da norma literária, autor de Rayuela ...  (*)

vinagre 'sobre' porcelana
.
Sempre que preparo ananás (que, em rigor, é invariavelmente abacaxi.. ;) lembro-me de ti, Alexandra:
As obras do andar de baixo estão a pôr-me louca. Devias sair, Ana Maria, vai-te vestir. A preguiça. As limpezas,
de como me ensinaste um dia a cortá-lo daquele modo rápido, eficaz, 
a água que me inundou a marquise, de 6ª para sábado.
4 partes iguais e um risco ao meio em cada uma.
O trabalho doméstico que é trabalho, sim, e até tem página no facebook.
Saudades vossas e de como nos aglutinavam vocês semanalmente, família.
O facebook, incrível,  como ele meteoricamente se substituiu a quase tudo, 
De como disseste: "vou sempre lá buscar mais qualquer coisa"..
como assinou a sentença de morte - por exemplo - dos blogues.
Penso-vos.
Escrevo para mim e para meia dúzia de amigos. Sei-o, dou-me ao luxo de  dizer o que me apetece,  interessante ou não. Tenho pena. 
As parcas visitas, os mails a que não respondem, a chamada skype que, se não for eu ....
Pena do que foi .. a biblioteca, os alunos, os comentários tantos, livros que li e dei a ler, lamechices ..
Dói-me a lonjura da minha sobrinhita pequena ..
Aos poucos, o barulho infernal do martelo pneumático - diz o Manuel, que é entendido (eu tinha-lhe chamado rebarbadora, 
aquela palavra nossa que tanto passei a usar e que ganhou adeptos, matadora de saudades: 
tão agressiva a palavra como o efeito que o ruído provoca em mim) 
execelóptimo, usá-la-ás tu, querida, nessas férias na neve que aqui não cai?
entranha-se-me, desespera-me.
"Adoro dançar", anuncias ao vento e no Skype, na tua página fb criada aos dez anos.
Penso em soluções para esta crise doméstica, vinganças, substitutos. 
Eu também, Matilde, eu também! 
Vou-me à minha recolha de "música para dançar" e 'conecto-me' em altos berros:  Bob Marley, Bill Haley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry.
E adoro-te a ti, ao teu pai e à tua mãe, ao teu irmão que não atende o tlm, não dá notícias ..
E danço - melhor dizendo, VOU FURIOSAMENTE DANÇAR, mal acabe este post.
Esta manhã estive a 'compor' o itinerário do Luís em Cuba.  
Não há melhor antídoto para a(s) crise(s), um bom exercício cardio além do mais,
Estás em Baracoa agora, amor, província de Guantánamo e as saudades tantas, tantas, filho, meu filho
diz o Manuel, querido, querido! 
andarilho, família de emigrantes, rai's parta'!

Vou-me, que já não os suporto mais ao seu barulho infernal. Tinha pensado que às 5.. não é de lei?
Aqui fica, para quem também precise e goste: reggae + ROCK 'N ROLL 4ever!!!!!


http://youtu.be/-mHrDpBPBAY
http://youtu.be/Ud_JZcC0tHI 
http://youtu.be/J-9S9PMwyMs 
http://youtu.be/I8JULmUlGDA


 * eu, que não possuo nem ouso a sua genialidade, separo os 'capítulos' por cores .. :)
.

4 comentários:

Um Belga disse...

Imigrantes não, viajantes!!!

AL disse...

.. o caraças! ;))

beijossssssssssssss

alexandra_c disse...

hoje olhei para os ananases (de facto foi para os abacaxis) e dei-me conta, Ana, que sorri baixinho e lembrei-me de ti; de todos nós juntos no teu terraço, um canto de mar à vista, o sol, espreguiçar e conversar, o sol que aqui tanto nos falta; no verão estaremos ao sol e tu danças com a Matilde, vão fazê-lo alegre e execelóptimamente bem e podemos brindar aos dias de ócio, de sol e mar, aos dias leves e aos filhos crescidos e havemos de comer abacaxi doce e sumarento...

AL disse...

havemos, Alexandra querida, havemos!

beijo, saudaaaaaaaaaaaaades