- as imagens das colunas laterais têm quase todas links ..
- nas páginas 'autónomas' (abaixo) vou recolhendo posts recuperados do 'vento 1', acrescentando algo novo ..

22/03/16

"Nunca mais haverá sossego na Europa. "

do fb
por Manuel Tavares

A chamada "Primavera Árabe" só agudizou toda a situação no médio oriente e no norte de África, colocando os muçulmanos moderados numa situação difícil, fazendo com que décadas de tentativas de secularização de sociedades, ainda em boa parte mergulhadas numa religiosidade típica da idade média, fossem deitadas por terra. 

Os óbvios interesses económicos e geoestratégicos do eixo anglo-americano com o apoio de líderes europeus fracos, corruptos e traidores levou a que a situação de insegurança na Europa seja hoje uma lamentável realidade. 

Os líderes do mundo ocidental tiveram e têm uma duplicidade de critérios gritante em relação a países como a ditadura Saudita (medieval e religiosamente fanática) em comparação com outras ditaduras da zona apesar de tudo fundamentalmente seculares e muito mais progressistas em relação aos direitos das mulheres e que conseguiam um equilíbrio entre as várias etnias e sensibilidades religiosas que constituíam uma ideia de Estado, mesmo que precária ou mantida coercivamente. 

Hoje em dia o que é a Líbia? Ironicamente um país classificado no tempo da ditadura Kadafi como terrorista é hoje um ninho de terroristas do pior! Uma terra de ninguém! Um não-Estado! 

Ali ao lado até a Tunísia já não garante férias sossegadas apesar de ser o fruto menos mau da Primavera Árabe, o Egipto está transformado no que se sabe, o Iraque é uma anedota, o Iémen é vítima de genocídios indiscriminados por parte das forças sauditas e companhia limitada, a Síria já todos sabem o que se passa porque está na ordem do dia, Israel e Palestina não avançam um centímetro em décadas de conflito, a Turquia agora serve de Estado-tampão a troco de uns trocos comunitários, pelo meio foi-se tentando transformar a ditadura religiosa Iraniana no bode expiatório de todos os males da zona mas sem grande sucesso ( mesmo sendo uma ditadura religiosa consegue ser menos má que a Saudita ). 

Com tanta confusão mesmo à sua porta parece-me que a chamada crise dos refugiados sírios acaba por ser uma gota de água tendo em conta o que de mal pode suceder à Europa nos próximos tempos. Talvez uma nova "cimeira dos Açores" venha salvar a situação ...

Sem comentários: